domingo, 22 de janeiro de 2012

Curso rápido de Colorimetria

   Para você que já aprendeu a pintar, sabe aquele momento que você decidiu que quer uma cor específica e não achou para comprar ou recebeu uma encomenda de última hora de uma peça na cor que você não tem? Problema resolvido, aprenda um pouco mais sobre cores e a mistura delas.

Nas gotas de água da chuva , os raios da luz solar que atravessam sob as nuvens ou nas gotículas produzidas por uma cachoeira se decompõem em várias cores. São radiações coloridas.



Antes de aprendermos sobre colorimetria nas tintas, algumas CURIOSIDADES

 Em 1664, Isaac Newton fez surpreendentes descobertas sobre a luz e as cores.
São muitas as experiências que relatou que constam até hoje dos estudos feitos
pela Física. Seus estudos partiram da observação do arco-íris. Newton
"reproduziu" um arco-íris dentro de casa. Com alguns prismas e lentes onde fez
incidir a luz do sol, separou as cores para estudá-las. A faixa colorida que obteve
ao separar as cores é chamada de "espectro solar". Mas nem todas as cores
podem ser vistas por nossos olhos. O infra-vermelho e o ultra-violeta por exemplo,
não são cores visíveis no arco-íris.


Assim o que vemos é o espectro das seis cores visíveis:
azul violeta, azul cian, verde, amarelo limão, vermelho alaranjado
e vermelho magenta 

Alguns estudos consideram também o azul anil como cor visível, o que dá um total de sete cores.

Três cores visíveis do espectro são chamadas de cores primárias:
vermelho alaranjado, o verde e o azul violeta. Ou em linguagem técnica:
Red, Green e Blue. (RGB)

Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas,
podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no espectro solar como
os tons de marrons por exemplo. Note que aqui ao misturarmos o vermelho
alaranjado com o verde temos o amarelo limão; o azul violeta com o vermelho
alaranjado, o vermelho magenta; e o verde com o azul violeta, o azul cian.
Somando as três, temos o branco. E o preto? Bem... se o branco é a soma de
todas as cores, então o preto... é a ausência delas. Ou seja, o preto é a ausência
da luz. O preto é aquilo que qualquer criança conhece como "o escuro". Essa
mistura é chamada de aditiva, pois estamos somando as cores. Usamos também
a intensidade da cor para completar uma mistura, ou seja, a maior ou menor
intensidade da luminosidade da cor também forma outras cores. Esse sistema
aditivo de mistura das cores conhecido como RGB é o que forma as cores dos
sistemas de comunicação visual, como a televisão e até mesmo o monitor do seu
computador.


Quanto mais clara for a tinta aplicada a um determinado suporte, maior será sua variação devido a cor.
já experimentou descobrir as cores? Algumas suaves, outras mais intensas, mas tudo tem alguma cor.

Desenhar, pintar, colorir são formas de expressão, de comunicação que é natural
do ser humano. Com o tempo o homem percebeu que podia extrair os pigmentos
da natureza e utilizá-los em forma de tinta misturando com resina das árvores,
com a clara e a gema de ovos e diferentes tipos de óleo para conservar,
transportar e fixar as cores. Pintou sobre pedra, peles de animais e madeira e
desenvolveu suportes próprios para a pintura: preparou as paredes com massas
especiais, os afrescos; modelou cerâmica e fez azulejos decorados; fez mosaicos
com vidros coloridos; telas com tecidos para pintar usando pincéis.


VAMOS AGORA APRENDER A PARTE MAIS TÉCNICA:

Metamerismo

Se analisarmos cores em um padrão de cor de luz comum (Lâmpada amarela) e elas se mostrarem iguais perante o nosso olho e quando analisarmos em um segundo padrão com luz fluorescente e elas parecerem diferentes. Isso acontece devido ao fato de que os pigmentos não possuem a mesma curva espectral e por isso ao usar fontes diferentes de luz se comportam diferentes do padrão. Isso são características dos pigmentos de tinta.

Cores Primárias, secundárias e terciárias

As cores pigmento primárias também são chamadas de cores puras, pois não se formam pela mistura de outras cores, mas é a partir delas que todas as cores são formadas. As tintas escolares e para artesanato existentes no mercado, dificilmente obedecem a exata tonalidade e intensidade das cores primárias, o que, às vezes,faz com que o estudo das cores pareça ser algo complicado. Mas você deve trabalhar com as cores de tintas que possui, pois aprenderá a misturá-las.

A impressora só precisa das três cores primárias para reproduzir imagens com milhões e milhões de cores.

Obtemos as cores secundárias pela combinação das primárias, duas a duas, em proporções iguais.

Obtemos uma cor terciária quando misturamos duas primárias em proporções diferentes, isto é, uma em maior quantidade que a outra; ou quando misturamos as três cores primárias, seja em proporções iguais ou não.



As cores se dividem em quentes e frias

As cores quentes tendem para o amarelo, e suas matizes com os alaranjados e avermelhados.  As cores quentes estimulam a circulação do observador, causando um ligeiro aumento na temperatura do corpo. o amarelo é uma cor alegre, é a cor do verão; o vermelho é o sangue, é vida.

As cores frias tendem para o azul, e as matizes entre o verde, azul e violeta. Ao contrário das cores quentes, diminuem a circulação do observador, causando uma ligeira queda na temperatura do corpo. O azul é a calma, a harmonia, a paz, mas também a tristeza e melancolia.

 observe no gráfico abaixo:




Escala monocromática

É a gradação de valor e intensidade de uma mesma cor. Misturadas com o preto tornam-se mais escuras (ESCALA DE VALOR) e com o branco ficam mais claras ( ESCALA DE INTENSIDADE ).
As coisas, na realidade, nunca são de uma só matiz ou tonalidade de cor. Existe grande variedade de matizes e tons dentro de uma mesma cor.
As cores recebem influência da luz, da intensidade, dos reflexos e também da nossa própria retina.


  
Não esqueça que após a mistura de cor bruta, vá adicionando o branco para clarear ou preto para escurecer (ex: Roxo - adicionando o branco chega-se aos tons de lilás ou de uma cor primária mesmo como o vermelho ou o azul adicionando o branco obten-se rosa e azul claro.
Bom, nos fim das contas tenha sempre ousadia para experimentar, porém vá misturando aos poucos e com calma de acordo com as dicas acima assim você vai conseguir as cores mais lindas para suas peças como você imaginou.


Bibliografia
Cores Cor - Uso e abuso, Ismael Guarnelli
Desktop Publishing - Revista de Editoração Eletrônica, Computação Gráfica, pré impressão
e multimídia, Expressão Editorial, Itú, SP.
Galeria de Arte - Cor
, Alison Cole
Editora Manole, S. Paulo - SP
À Mão Livre - A Linguagem do Desenho
, Philip Hallawell
Companhia Melhoramentos, S. Paulo
Color, musica y vibracion
, Dr Bernard Jensen (traducido por Teresa Sans
Morales)
Mandala Ediciones - Madrid
Iniciação à Pintura - Estudos Técnicos
, Edson Motta e Maria Luiza Guimarães
Salgado
Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro - RJ
Da Cor a Cor Inexistente
, Israel Pedrosa
Editora Universidade de Brasília, Brasília - DF

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